SFL Brasil-Portugal 2025

Consultores Principais

George Walker Torres

Iana Cossoy Paro

Consultora Convidada

Consultoria Final

Aleksei Abib

Conselho Consultivo SFL Brasil -Portugal

Fernanda Polacow

Luis Campos

SFL Brasil- Portugal: Consultora convidada

Roteirista, professora e consultora. Atual Diretora da Pós Graduação em Roteiro do Instituto Vera Cruz (SP) e da Maestría e da Residência da Cátedra de Roteiro da EICTV – Cuba. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP com a dissertação Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais. Formada em Cinema pela EICTV. Consultora em laboratórios como e BrLab, CabíriaLab, Desde la Raiz, CaliLab e PanoramaLab. Assina com Heloisa Passos e Tina Hardy o roteiro de Eneida (2022), com Sandra Kogut o roteiro de Três Verões (2019), com Marcelo Muller o longa Eu te Levo (2017) e com Graziela Mantoanelli De Peito Aberto (2018). Colaborou nos roteiros de As Duas Irenes (2017) e Mambembe (2024) de Fabio Meira. Membra do Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas à participação e representação das mulheres no audiovisual.

SFL Brasil- Portugal: Consultora convidada

Fernanda Polacow é roteirista, diretora e consultora de roteiro. Como consultora de roteiro, trabalha para o Torino Film Lab e para o IndieLab, braço de desenvolvimento do Festival IndieLisboa. Trabalhou também como consultora para o Cabíria Festival, Projeto Paradiso, PLOT (Portugal) e Pitch Me! (Netflix e Academia Portuguesa de Cinema). Seu primeiro longa metragem de ficção como roteirista, Mosquito, foi o filme de abertura do Festival Internacional de Cinema de Roterdã (2020) e ganhou o Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2020), além de percorrer dezenas de festivais ao redor do mundo. Por este filme foi indicada ao prêmio de melhor roteiro original pela Academia Portuguesa de Cinema. O seu segundo longa de ficção como roteirista, O Último Verão, está em finalização após ser selecionado para o Script Station no Festival de Cinema de Berlim em 2023. O seu próximo longa de ficção como roteirista, Sarah, acaba de ganhar apoio para desenvolvimento de escrita.

Acaba de chefiar a sala de roteiro para um projeto de série documental para Amazon Prime, com estreia prevista para 2025. Em 2023 chefiou a sala de roteiro do podcast Nenê da Brasilândia, um original da Rádio Novelo para a Amazon Music e escreveu o documentário Mulheres na Conservação, selecionado para festivais e exibido na TV Cultura. Em 2022 escreveu a série Os 23 para a plataforma Kwai, que obteve mais de 100M de visualizações. Escreveu o longa documental Ziraldo, era uma vez um menino, com estreia no Festival do Rio e exibido na Mostra de São Paulo em 2022. Escreveu a série Elas no Singular para HBO, Corações e Mentes para GNT, Jovens: Outros Tempos para HBO, entre outros. Seu último filme, Big Bang Henda, um curta metragem híbrido, teve a sua estreia no Doc Lisboa 2023 e faz agora o seu percurso por festivais, tendo sido selecionado, no Brasil, para o Kinoforum (Mostra de Curtas de São Paulo), CineOP (Ouro Preto), Festival Entretodos (São Paulo) e FICA (Goiás), no qual recebeu o prêmio de Melhor Direção. Faz parte da rede de talentos do Projeto Paradiso, é mãe e toca percussão.

SFL Brasil- Portugal: Consultora convidada

Luis Campos é um cineasta premiado, doutorado em Media_Artes e alumni do EAVE Producers Workshop, Berlinale Talents, Rotterdam Lab, ZFF Academy, Locarno Match Me e ACE Producers Mentoring Programme. Fundador do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, PLOT – Professional Script Lab e DRAMA.pt, adquiriu experiência no desenvolvimento de projetos de cinema em conceituadas produtoras internacionais como a RT Features (Brasil) e a Savage Film (Bélgica). Coordenou o desenvolvimento de projetos de Cinema & Tv na BRO Cinema entre 2018 e 2022 e passou pelo departamento de conteúdos da SPi antes de se dedicar integralmente à sua própria produtora Matiné em 2023.