Quem Somos

George Walker Torres e Aleksei Abib, fundadores do SolFilmLab, firmaram como poucos uma trajetória sólida tanto como roteiristas quanto como consultores, em ambos os casos com alcance internacional. Seus filmes  e trabalhos foram exibidos produzidos e premiados em alguns dos principais Festivais de Cinema Nível A do Mundo (Cannes, Rotterdam, Havana, Biarritz…),  nos principais Canais da atualidade (HBO Latinoamérica, NETFLIX, AMAZON PRIME, GLOBOPLAY…), e ambos atuaram como consultores em programas e instituições, nacionais e internacionais, de prestígio (PROJETO PARADISO, PROFISSÃO REPÓRTER, EICTV (Escuela Internacional De Cine y Tv de San Antonio De Los Baños), EICAR (École Internationale de Création Audiovisuelle et de Réalisation), CHAVÓN (República Dominicana).

Aleksei Abib

Após uma premiada carreira nacional e internacional como curta-metragista, Aleksei Abib estreou como roteirista de longa-metragem em “A Via Láctea”, de Lina Chamie, selecionado para a 46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes, exibição que deu início a uma carreira internacional de enorme êxito para o filme, selecionado em mais de 60 Festivais em todo o planeta. Sua estreia como consultor de roteiro foi em “Elena”, de Petra Costa, igualmente vencedor de vários prêmios ao redor do mundo, e pré-selecionado ao Oscar.

George Walker Torres

Venezuelano/francês, George Walker Torres é formado em direção de cinema na LA FEMIS (École Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son) na França, e pós-graduado em roteiro pelo AFI, American Film Institute, em Los Angeles. Em 2016 se mudou para o Brasil, onde já foi consultor da HBO Latinoamérica, e assinou, entre outros, os roteiros da série “Os Irmãos Freitas” (Gullane/Amazon Prime), de Sérgio Machado e Walter Salles, do longa metragem “Marighella“, de Wagner Moura (O2 Filmes), e do longa-metragem “Rio do Desejo (Gullane Filmes), também de Sérgio Machado.

Aleksei Abib é diretor, roteirista, escritor e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band. É um dos script-doctors mais requisitados do país, com destaque para “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); “Mulher Oceano“, da atriz e diretora Djin Zganzerla (Melhor Filme Estrangeiro, Porto Femme Intl Film Festival, Melhor Filme), o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, entre outros. Atualmente é consultor da série “Os Salva Selva”, finalista do Series Mania Workshop, do Series Mania Institute, no Rio de Janeiro, 2023.

Foi consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo Criativo da Cinema Inflamável, de Karim Aïnouz, e analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid. É um dos autores convidados do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão, e foi instrutor e consultor de roteiro da equipe do programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos, de 2011 a 2014, e da equipe de jornalismo da Rede Globo de Televisão de 2017 a 2021.  Foi ainda um dos três consultores nacionais do Projeto Paradiso em 2019, e é professor convidado da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Cuba, desde 2017.

Seu projeto mais recente é o longa documental Você Não É Um Soldado“, da diretora Maria Carolina Telles, no qual assina o roteiro e a codireção: World Premiere no Hot Docs 2021, Ca; Melhor Documentário, DOCS VALÈNCIA, Espanha, 2021; Special Mention, DOCS (MX), Ciudad de Mexico, 2021; que estreou na HBO Max Brasil em abril de 2022, e na HBO Max Latinoamérica, em julho de 2022.

Atualmente desenvolve a adaptação para cinema da obra A Hora dos Ruminantes“, de J. J. Veiga, do diretor e roteirista André Meirelles Collazo – contemplado no PROAC- Desenvolvimento de Longas 2020 -, e Uma Luta de Classe, e “A Verdadeira História de Pedro” – finalista da categoria PT CO-PROD, do Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa IX, 2023, Lisboa -, seus primeiros longas ficcionais como diretor solo. 

O TEMPLO” (premiado no PROAC- Categoria Romance, 2020) é seu romance de estreia na literatura. 

George Walker Torres é venezuelano/francês. Reside no Brasil desde 2016. 

Formado em direção de cinema na LA FEMIS (École Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son) na França e pós-graduado em roteiro pelo AFI, American Film Institute, em Los Angeles.

Seus filmes como diretor foram premiados em festivais importantes como Havana, Biarritz, Amiens, Hong Kong e Cartagena. Seus mais recentes trabalhos realizados no Brasil são o longa metragem documental “Neojiba, musica que transforma” (2020), disponível no Netflix, e “A Mulher Que Chora” (2023) longa metragem de ficção, em pós produção.                                                                                                          

Como roteirista, George trabalhou na série “Os Irmãos Freitas”(Gullane/Amazon Prime)  de Sérgio Machado e Walter Salles. Também trabalhou como co-roteirista no longa metragem “Marighella” de Wagner Moura (O2 Filmes) e no longa-metragem “Rio do Desejo” (Gullane Filmes) de Sérgio Machado. Agora está escrevendo, junto com Sergio Machado, o roteiro dos longas-metragens “Dois Mundos” (Coração da Selva filmes), dois projetos de Karim Ainouz.  

George também fez parte da equipe de roteiristas da serie de ficção “Betinho”  (Formata filmes) para Globoplay.  Além de ter sido professor de roteiro na escola EICAR, na França, George também trabalhou como consultor de roteiro em vários projetos de longas e series, além de atuar como script doctor para HBO LATIN AMERICA.